Hoje falta exatamente uma semana pra eu embarcar rumo a minha aventura no Porto! A ansiedade já está batendo e os dias ficando corridos (MUITA coisa pra arrumar).
Semana passada, na quinta feira (27/08), comecei a comprar as coisas e aqui vai uma listinha do que comprei:
- Uma mochila grande pra eu levar pra aula e pra levar bastante coisa na ida e, principalmente, na volta.
- Produtos de higiene pros 6 meses, como sabonete, escova de dentes, pasta de dente, cotonete, absorventes, desodorantes, pois muita gente disse que esses produtos são mais caros lá. A única coisa que comprei em pouca quantidade foi shampoo e condicionador, que falaram que marcas boas, como l’Oréal, são mais baratas lá, então comprei só pra não sair desesperada atrás disso quando eu chegar.
- Comprei uma saboneteira, 3 potinhos de 100 ml pra colocar shampoo, condicionador e hidratante e um desodorante roll-on , pra viagens dentro da Europa com empresas low cost.
- Comprei um pijama bem quente, que eu não sei se será suficiente pro inverno de lá, mas com certeza no começo vai me ajudar muito. Meia calça fio 150, que eu nem sabia que existia, pra colocar debaixo das calças jeans e segunda pele.
- Uma havaianas. Sou apaixonada por havaianas, e tenho bastante, mas não poderia faltar uma nova pra minha viagem, já que fora do país é caro.
- Esmaltes e todo material pra fazer unha. Como todo bom estudante, eu não tenho dinheiro pra gastar com coisas que não são tão necessárias e assim eu ganho mais uma habilidade também 🙂
- E o mais importante… Sacos a vácuo! Eu já tinha a ideia de comprar em Portugal, mas fui na loja Multicoisas e encontrei um conjunto de 4 sacos médios da marca Ordene mais a bombinha por 42 reais e então, como tinha combinado comigo mesma que levaria apenas uma mala, pra ter espaço pra trazer as coisas que, provavelmente, não vou resistir e acabar comprando lá depois, decidi comprar aqui mesmo e cumprir meu combinado.
Os líquidos, eu embalei com papel filme e coloquei dentro de ziploc, pra proteger e impedir um estrago, caso venha a vazar.
Já deixei separado algumas coisas muito úteis como: carregadores, câmera fotográfica, doleira, HD com infinitos seriados, fone de ouvido, adaptador universal e uma pastinha com documentos.
O que eu ouvi falar muito é que roupas lá são muito baratas, mas coisas como biquíni e calcinhas (muito grandes ou muito pequenas), calça jeans (muito baixas) e shorts (muito curtos) seria bom levar o máximo possível, pois pode ser difícil encontrar algo que eu goste e dê certo. Então, na terça feira (01/09) comecei a separar minhas roupas e decidi levar: 12 blusinhas (com manga curta e sem manga), 7 shorts, 6 calças jeans, 3 saias, 2 vestidos, 16 calcinhas, 8 sutiãs, 8 meias, 3 biquínis, 3 toalhas (duas pra banho e uma pra piscina), 1 canga, 2 moletons, 3 casacos grossos, 3 blusinhas de manga comprida, 3 cintos. Provavelmente até o dia da viagem mais alguma coisa vai ser colocada ou tirada, mas basicamente é isso que levarei de roupa. O que eu mais penso em comprar lá são roupas de frio, já que moro no interior de São Paulo e não tenho muitas.
Os sapatos eu ainda não separei, mas já tenho uma ideia do que levarei: 2 tênis (um pra correr), 4 havaianas, 1 rasteirinha, 1 sapatilha e 1 crocs (Sim, são feios mas são infinitamente mais confortáveis do que feios). Como as botas que eu tenho não esquentam muito o pé, preferi deixar pra comprar lá, que além de serem mais baratas, também são mais apropriadas pro frio.
Como eu nunca fui pra Europa e nunca passei tanto tempo longe de casa, não faço a menor ideia se isso será muito ou pouco, mas tô confiando nas dicas que eu recebi de quem já foi 😉