Close

Como se inscrever na Universidade do Porto?

Primeiramente, eu gostaria de dizer que pra se inscrever na UP é necessário MUITA, mas MUITA, mas MUITA paciência, pois sua carta de aceite pode demorar “um pouquinho” para chegar. Portanto, não se apavore, ela vai chegar.

Se você deseja se inscrever pra passar um tempo na Universidade do Porto, fique atento entre os meses de abril e maio, eu não consegui encontrar a data em que as inscrições iniciaram esse ano, mas como disse no post passado, elas terminaram dia 31/05. Duas formas de ficar ligado nas datas são: Entrando nesse grupo que comentei no post passado ou mandando e-mail para international@reit.up.pt.

As candidaturas na UP são feitas online, então primeiro você precisa de um login, que eles chamam de “utilizador” e uma senha. Pra pedir o seu utilizador e senha basta ir no canto superior direito desse link e clicar em “Pedir Utilizador (via e-mail)”, após preencher o que é pedido e receber o utilizador e a senha no seu e-mail, utilize esse mesmo link e agora no canto inferior esquerdo informe o utilizador e a senha e clique em “Iniciar Sessão”, logo após no canto superior direito clique em “Formulário de Candidatura Online”, então você começará a preencher o seu formulário. Nesse link tem todo o passo a passo, explicando certinho o que deve ser preenchido no formulário.

Após preencher e imprimir o formulário, é necessário solicitar a assinatura e carimbo do Coordenador de Mobilidade na Universidade de Origem. E pra finalizar sua candidatura, é necessário fazer o upload (no link que você utilizou para preencher seu formulário) dos seguintes documentos, TODOS EM UM ÚNICO PDF (utilize esse link, basta subir um .zip com todos os PDFs e ele irá concatenar os documentos pra você):

– Formulário de Candidatura Assinado e Carimbado

– Histórico Escolar / Transcrição de Registos;

– Cópia do Documento de Identificação (BI/CC/Passaporte);

– CV (opcional);

– Carta de Motivação e/ou Recomendação (opcional).

E então começa o momento de MUITA ansiedade…

Agora vou contar pra vocês o motivo de eu ter dito no começo que será necessário muita paciência.

Após fazer o upload do formulário e os documentos no sistema, você tem acesso ao estado da sua candidatura com seu utilizador e sua senha. Você irá passar por duas fases, primeiro a faculdade em que você se inscreveu vai te aceitar, pra depois a UP te aceitar e você receber sua carta.

Como faço matemática aqui no Brasil, eu me inscrevi na Faculdade de Ciências (FCUP) e pra fazer uma matérias de inglês, me inscrevi também na Faculdade de Letras (FLUP). Bom, no site dizia que as inscrições eram até dia 31/05, como eu já falei, e também que as cartas começariam a ser enviadas, via e-mail, no dia 15/06, ou seja, eu imaginei que teria uma resposta das faculdades até dia 15/06 e depois disso receberia minha carta, porém não foi bem assim que aconteceu…

A FLUP validou minha candidatura no dia 01/06, mas a FCUP só foi validar no dia 06/07!!!!!!!!!! Ou seja, entre o dia 15/06 e o dia 06/07 foi muito desespero. Eu ligava sempre na FCUP para perguntar sobre a aceitação, já que e-mail eles nunca respondiam (Aqui está o telefone caso alguém precise: +351 22 0402085 hehe). Mas não termina por aí, ainda faltava a UP validar. Dois amigos que também se candidataram na UP me falaram que uma semana depois que a faculdade validasse, a UP validaria e no dia seguinte chegaria a carta, pois foi isso o que aconteceu com eles. Mas não foi isso o que aconteceu comigo, e então eu comecei a ligar na UP também (+351 220 408 161 / +351 220 408 000) pra saber o que estava acontecendo, e no dia 17/07 eu entrei no sistema e a UP tinha validado minha candidatura também!!

sistema
É assim que fica o sistema, lindo, quando está tudo validado.

Então, eu estava esperando a carta vir no dia seguinte. Mas… Não veio!! Continuei ligando na UP, e cada dia eles me passavam um prazo para essa tal carta chegar, e como de costume, no dia 24/07 (sexta-feira) eu liguei, mas já era fim do expediente lá e me falaram que não daria mais tempo de enviar naquela semana e que na próxima semana a carta chegaria. No final de semana eu estava procurando nem pensar muito nisso. Então, no sábado, abri meu e-mail e me deparei com o seguinte e-mail:

emaildeaceiteMEEEEEEEEU! QUE FELICIDADEEEEEE! Nem acreditei!!

Entrei no sistema e lá estava a minha carta! Bastava apenas eu baixá-la!

carta

Conclusão: Como eu já disse, a carta pode demorar pra chegar, mas ela chega sim! No meio do caminho chega a dar raiva da faculdade, da UP, dos portugueses haha. Chega a dar vontade de desistir, mas quando a carta chega é tanta felicidade que tudo isso vale a pena. Fico imaginando, então, o quanto valerá a pena quando eu chegar lá.

38 thoughts on “Como se inscrever na Universidade do Porto?

  1. Natália do céu! Seu post foi um anjo que caiu do céu. Está acontecendo exatamente isso comigo. A FLUP e a UP validaram (tem dois verdinhos lindos no meu sistema), mas a carta de aceite ainda não chegou. Eu estou desesperada, deixando o coordenador de relações internacionais da minha faculdade desespero, minha melhor amiga desesperada. HAHhahHAH, mesmo o coordenador dizendo que se está verde é porque estou aprovada, mas mesmo assim, bate um desespero meu DEUS! Ler que a validação pode acontecer e que a carta pode demorar um pouco mais foi ótimo para os tempos de agora!

    1. Oi! Tudo bem?
      O blog ficou de lado por um tempo. Espero que tenha dado tudo certo pra você também e fico muito feliz em saber que meu texto ajudou você a ficar mais calma.
      Beijos.

  2. Oi! como vc conseguiu acompanhar o pedido da Carta de Aceite? Foi vc mesmo quem solicitou?

    Bjs e parabéns!

    1. Oi Giovana, tudo bem?
      Fiquei um tempo sem acessar o blog 🙁 Vou responder a sua pergunta pra ajudar outras pessoas que possam ter a mesma dúvida: Fui eu mesma quem solicitei.
      Eu acompanhava o pedido por essa página: https://sigarra.up.pt/up/pt/WEB_BASE.GERA_PAGINA?p_pagina=122272
      No canto esquerdo tem autenticação onde pede o utilizador e a senha (que você deve solicitar como falei no terceiro parágrafo do post), e aí é só ficar de olho e tentar não morrer de ansiedade =)
      Beijos.

  3. Boa tarde chamo -me Juelsa Miguel sou estudante do primeiro ano fiz o curso de informática no médio estou no primeiro ano no médio só meu teste defesa do teste tive 16 valores eu quero uma oportunidade de estudar vou digo de fazer a mestrado e preciso da vossa ajuda pok favor

  4. boa tarde Natália, vc sabe me informar se as Universidades aceitam as cartas enviadas por email (PDF),ou somente as originais , até hoje não recebi nada só via email.
    abraços.

    1. Oi Jane! Tudo bem?
      Pra falar a verdade eu nunca vi a carta original haha. Não sei se ela foi direto pra minha universidade aqui do Brasil ou se nunca chegou mesmo.
      Eu usei apenas a carta que chegou no meu e-mail durante todo o processo, inclusive pro visto.
      Beijos.

      1. Parabéns, Nati! Você é uma batalhadora! E vencedooora!!!! Corre atrás dos seus sonhos e os conquista! Muito orgulhosa de você!
        Excelente conteúdo! Com certeza, está ajudando muitas pessoas, compartilhando suas experiências!

    1. Oi Beatriz! Tudo certo?
      Claro! A transcrição de registros nada mais é do que o seu histórico escolar, um documento onde constam todas as disciplinas cursadas até agora, com as notas que você obteve, se você foi aprovada ou não e etc.
      No caso da minha universidade eu precisei apenas entrar no sistema e solicitar o meu histórico. A melhor forma de saber como conseguir esse documento é entrando em contato com a graduação da sua universidade.
      Espero que tenha ficado mais claro =)
      Beijos.

  5. Boa noite, me candidatei para cursar um semestre na Universidade do Porto este ano e agora minha candidatura se encontra validada tanto pela FDUP quanto pela UP, como na imagem que você pôs ali em cima.

    Estou na dúvida se isso significa que fui aceito ou se quer dizer apenas que minha candidatura está ok.

    Poderia me responder isso?

    Obrigado! 🙂

    1. Oi Pedro! Tudo bem?

      Com a validação da candidatura é 99% de certeza que você foi aceito, mas pra dar grandes passos como comprar a passagem ou fechar um lugar pra ficar é bom esperar a carta chegar. Enquanto isso você pode ir pesquisando sobre a cidade e tentando segurar a ansiedade =)

      Beijos.

  6. Olá, tudo bem ?

    Poderia me ajudar em uma questão ?

    Assim, eu enviei minha candidatura online, porém, solicitei apenas 21 ETC’S, e vi no site que tem que ser em torno de 30 p um semestre, e também, coloquei o nome do coordenador do curso, e mês que vem irá trocar de coordenador, será que se eu clicar em ”desistir da candidatura”, eu consigo me candidatar novamente, ou vou ficar impossibilitado de me candidatar ?

    Abraços

    1. Oi Rômullo, tudo bem e com você?

      Eu fiz apenas 23 ETC’s quando fui. Acredito que 30 ETC’s seja o que eles consideram ideal, mas não o mínimo que você deve fazer então fica tranquilo. Já com relação ao novo coordenador imagino que não tenha problema nenhum, essas coisas acontecem.
      O conselho que eu te dou é não cancelar a candidatura pra não correr o risco de não conseguir se candidatar de novo (principalmente se o o prazo de inscrições já acabou) e mandaria um e-mail pra universidade pra confirmar ou até mesmo ligaria lá, apesar de custar um pouco caro a ligação você consegue resolver mais rápido.

      Beijos.

      1. Tudo bem tb,

        Bah, que bom, assim fico mais tranquilo então, referente ao número de ETC’S.

        Na verdade, tempo há, por que me candidatei p 1º semestre do ano que vem, que termina as inscrições em outubro, e minha universidade não quis assinar meus papéis agora, só em setembro, mas mandei um email mesmo assim pra lá pra ver isso do cancelamento, caso não respondam, irei ligar também!

        Enfim, muuuito obrigado pela resposta!

  7. Olá Natalia, boa tarde, tudo bem?

    Em 2017 fui classificado em 1º lugar da UFPE na bolsa de intercâmbio Santander Universidades Ibero-Americanas e escolhi a U. Porto como uma das opções de mobilidade internacional para o curso de Direito.

    Consegui submeter a minha candidatura no dia 23 de maio de 2018.

    De acordo com o site da Universidade do Porto, a data limite para submissão das candidaturas online (mobilidade IN) para o 1º semestre foi até o dia 31 de maio, de acordo com o informativo no Link abaixo:

    https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=coopera%c3%a7%c3%a3o%20internacional%20na%20u.porto%20-%20candidaturas%20estudantes%20in

    Contudo, no mesmo site aparece duas informações diferentes quanto ao prazo. Se acessar por esse link abaixo, o site da Uporto diz que o prazo para a submissão das candidaturas a mobilidade internacional na U.Porto era até dia 15 de maio e que os resultados saem em junho e ainda coloca em exemplo dizendo que para realizar um período de mobilidade no 1.º semestre do ano letivo 2018/2019, deverá enviar a candidatura até 15 de maio de 2017.

    https://sigarra.up.pt/up/pt/web_base.gera_pagina?p_pagina=internacional-candidatura

    Estou apreensivo quanto a minha candidatura na U. Porto, pois até agora o status dela aparece como “Candidatura não validada”. Já tentei entrar em contato com os setores de intercâmbio da UP por email, mas até agora não tive respostas. Hoje, (20 de junho) aparece no SIGARRA que apenas a FDUP (Faculdade de Direito do Porto) validou a minha candidatura (ficou verde) mas falta a UP validar (está vermelha).

    Outra coisa foi que eu enviei o meu histórico escolar obtido pelo meu portal acadêmico. Não é o histórico oficial assinado pelo Corpo Discente da Universidade, pois na época que solicitei o documento a universidade estava com o expediente administrativo suspenso por conta da greve dos caminhoneiros que paralizou o país. Não sei se eles vão aceitar o documento não oficial.

    Para piorar situação já comprei as passagens de ida (13 de agosto) e de volta e caso eu não faça o intercâmbio nesse semestre (setembro-dezembro de 2018) terei que devolver a bolsa-auxílio que ganhei do Santander.

    Agradeço imensamente um retorno.

    1. Oi Pedro, tudo bem sim e com você?

      Eu imagino que se o período de submissão fosse até 15 de maio você não teria conseguido submeter a sua candidatura depois dessa data, a não ser que o sistema submeta automaticamente sua candidatura pro 2º semestre. Mas o fato de a FDUP já ter validado a sua candidatura é um bom sinal. Eu acho que a melhor coisa a se fazer é ligar lá pra confirmar logo se está tudo certo pro 1º semestre já que você tem essa necessidade por conta da bolsa e também por causa da sua passagem, e eles podem demorar mesmo pra responder e-mail.
      Quanto ao fato de estar escrito que o resultado sai em junho, não se apegue muito a isso. O meu também dizia que sairiam em junho, mas eu recebi minha carta de aceite apenas dia 25 de julho, pode atrasar bastante.
      O histórico escolar que eu enviei na época também foi o que eu peguei no portal acadêmico, então fica tranquilo com relação a isso.

      Beijos.

      1. Oi natalia, muito obrigado pelo retorno. Ontem entrei no sistema SIGARRA e vi que a UP validou tmb o meu formulário de candidatura. Agora a minha candidatura está toda verdinha, mais ainda não recebi o aceite da Universidade. Estou mais confiante, mas ainda não posso fechar contrato de locacão residencial sem ter o aceite. Qualquer novidade eu aviso. Abraços

  8. Olá!

    Gostaria de saber quanto tempo demorou para você conseguir o visto pois, depois de dar uma boa pesquisada, vi que vários estudantes perderam as primeiras semanas de aula devido ao atraso no visto. Outra dúvida, a cópia do RG precisa ser autenticada em cartório?

    O seu post me ajudou muito durante o processo, obrigada.

    1. Oi Sabrina, tudo bem?

      Entre enviar os documentos pro consulado e ter o visto em mãos foram 18 dias. Se você quiser saber um pouco mais sobre o processo do visto dá uma olhada nesse post aqui: https://partindopromundo.com.br/2015/08/19/e-o-visto/ (Se você não for de São Paulo pode ser que não seja tão útil porque o processo é diferente em cada consulado, mas de qualquer forma acredito que pode ajudar em alguma coisa).
      Além disso, a UP dá um período de tolerância pra você chegar que eu não sei te dizer exatamente quanto, mas com certeza tem no site deles. Se isso acontecer com você, pode mandar um e-mail pra explicar a situação que eles são super compreensíveis e estão acostumados com esse tipo de coisa, eles recebem muitos estudantes do Brasil sempre. Pode ficar bem tranquila com relação a isso.

      Quanto ao RG, a cópia precisa sim ser autenticada, pelo menos para o consulado de São Paulo. O conselho que eu te dou: Qualquer documento que você ficar em dúvida se deve autenticar ou não autentica 😉

      Fico muito feliz que o post tenha te ajudado! 🙂

      Beijos.

      1. Entendi, muito obrigada.

        Sou do Mato Grosso do Sul e retiro o visto em São Paulo mesmo, porém, entrei no site do consulado e lá eles dão um prazo de 60 dias para a obtenção do visto.

        Mais uma dúvida, no meu sistema eles só anexaram a carta de aceite, não tem o Formulário de Candidatura assinado por eles. Esse documento é obrigatório para a retirada do visto? Devo entrar em contato com a UP cobrando esse documento?

        1. Geralmente eles dão um prazo bem grande mesmo e depende muito, tem época que sair bem mais rápido e tem época que realmente demora.

          Quanto ao documento, eu dei uma olhada bem rápida no site do consulado e pelo que eu vi eles mudaram algumas coisas. O item “Documentos que fundamentem o pedido deste visto, de acordo com as alíneas acima” que tinha no post já não tem mais no site, eles pedem simplesmente a carta de aceite, então acredito que não seja mais necessário.

  9. Bom dia! Fui aprovada na UP tb, só que tive problemas com pagamento, eles me deram um prazo maior, consegui pelos correios e enviei. Aí depois disso fui aprovada, só que no sistema eles não deram baixa de que paguei, há possibilidade de ter sido aprovada só que não tá constando que paguei os 55 euros? Eles não resomdem o e-mail, e eu preciso da carta pra correr atrás do visto. Você sabe dizer se eles só enviam a carta depois dos resultados definitivos?

    1. Oi Paula, tudo bem?

      Eu não tive que pagar nada quando eu fui, então não sei te responder sobre o pagamento 🙁

      Não sei se entendi muito bem a sua situação. No sistema já consta tudo validado, tanto pela faculdade quanto pela UP?
      Depois que a minha candidatura foi validada no sistema demorou um tempinho ainda pra eu receber a minha carta.

      Beijos,

  10. Oi Natália, tudo bem??
    não sei se pode me ajudar a controlar minha ansiedade rs Como fica o sistema antes do aceite?? vermelho? Pq o meu desde que enviei o Pdf aparece com tracinhos nas datas e vermelho no “estado”.

    desde já, obrigadaa s2

    1. Oi Vivian, tudo bem?

      Eu realmente não sei.
      Eu imagino que, no meu caso, era mais importante que a FCUP me aceitasse (pois era onde eu realmente cursaria as disciplinas do meu curso, matemática). Mas eu não sei se no momento que uma faculdade rejeita, a rejeição da UP é automática ou se eles fazem essa avaliação.

      Beijos.

  11. Olá queridos!ou

    Alguém pode me ajudar por favor ? Eu não estou travado na parte dos documentos digitalizados. Eu coloquei todos os documentos em um PDF unico como mencionado. Porém, toda vez que eu clico em “guardar” o site diz que há documentos em falta. AHHHHH, O que eu faço? Como eu anexo os documentos corretamente?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *