Close

O que fazer em Cornwall em 4 dias

Alguns comentários antes de começar a contar sobre a nossa viagem:

  1. Se você é uma pessoa mais visual, tem vídeos no YouTube sobre a nossa viagem, aproveita para ver lá! 😀 E mesmo que você goste de ler, vale a pena conferir os vídeos no YouTube porque estão demais!
  2. No final desse post tem um resumo e mapas de tudo o que nós fizemos por lá dividido por dias. Se você tem preguiça de ler textão, já vai direto lá embaixo 😉

Cornwall é a região sudoeste da Inglaterra com praias lindíssimas! Nós decidimos explorar a parte mais sudoeste da região por 4 dias (de sábado a terça) com um casal de amigos. Ficamos em dúvida se deveríamos sair de Londres na sexta ou no sábado, afinal, sair na sexta significava uma diária a mais apenas para dormir, porém sair no sábado significava perder metade do dia viajando. A decisão final foi sair na sexta no fim da tarde e parar em Exeter, que fica em torno de 3h30-4h00 de Londres e 2h15 do que foi a nossa primeira parada no sábado.

Nós saímos de Londres na sexta umas 18:30 e chegamos em Exeter quase 23:00.

Já no sábado, nós saímos do hotel por 08:30 em direção à nossa primeira parada, o Gurnard’s Head. O local é uma península rochosa com uma vista incrível do mar.

Gurnard’s Head

Do Gurnard’s Head fomos direto para o Botallack Mine, que são ruínas de uma mina que caiu em desuso em 1895.

A nossa próxima parada foi em Land’s End que é o ponto mais à oeste da ilha principal da Inglaterra. Esse é um ponto bem turístico, tanto é que eles fizeram uma boa estrutura com lojinhas, restaurantes e banheiros. Como consequência disso, o estacionamento é bem pago (£7). O lugar é bem bonitinho e valeu a visita.

Nós aproveitamos para almoçar por ali mesmo, quase todos nós comemos Cornish Pasty (se viu o vídeo no YouTube você sabe do que eu tô falando). Cornish Pasty é um prato típico da região, que nada mais é do que um salgado com carne e legumes. É bem gostoso! E também tem umas outras versões desse salgado com diferentes sabores.

Saindo do Land’s End, nós fomos até a nossa única atração paga do dia, The Minack Theatre, que é um teatro a céu aberto. Que lugar ma-ra-vi-lho-so!!!!! Gente, sério, eu não sei como descrever o lugar e a vista que se tem dali, é coisa de outro mundo. Nós ficamos encantados ao chegar ali. O teatro fica em cima de um penhasco que dá vista para uma praia chamada Porthcurno Beach, que tem a água da cor da água do caribe. É fora do normal isso, sério! A gente curtiu um tempão ali no teatro, tomamos um solzinho enquanto assistíamos algumas pessoas ensaiando suas peças de teatro. Não é à toa que todo mundo terminou o dia queimadinho 🙈

The Minack Theatre

Porthcurno Beach (vista do The Minack Theatre)

De lá, nós fomos até a Porthcurno Beach para curtir um final de tarde na praia. Foi super legal, mas não rolou entrar na água já que estava SUPER gelada!

No fim do dia, nós pegamos a estrada em direção a cidade que nos hospedamos, Camborne. Deixamos as coisas no hotel e fomos procurar um lugar para jantar. No fim, paramos em um Wetherspoon.

Camborne

O nosso segundo dia de viagem está marcado na história para sempre, deixa eu contar que vocês vão entender… A previsão do tempo marcava chuva para todos os dias da viagem, mas como o tempo aqui no Reino Unido é muito inconstante e a viagem tinha que ser marcada com antecedência, não tinha muito o que a gente podia fazer. Como vocês viram pelas fotos, sábado estava um dia de sol maravilhoso! Já o domingo amanheceu chovendo, mas tudo bem porque a gente acreditava que em algum momento iria parar de chover. Um comentário antes de eu seguir com a história, chuvas fortes não são muito comuns por aqui. Geralmente é aquela garoa fina e chata, mas que dá para seguir com a vida normal.

Bom, então tá, tomamos café da manhã e saímos em direção à nossa primeira parada, uma vila de pescadores chamada Mousehole. A gente decidiu apenas dar uma voltinha de carro por lá porque estava chovendo muito mesmo, e então seguimos viagem para a nossa atração paga do dia, o Saint Michael’s Mount. No meio do caminho nós decidimos parar para comprar capa de chuva para caso não parasse de chover (ainda tínhamos esperança). Não encontramos capa de chuva, então decidimos comprar um rolo de saco de lixo para fazer de capa de chuva, caso necessário. Nós chegamos lá com um pouco mais de 1h de antecedência do horário que tínhamos comprado o ingresso, então ficamos no carro esperando e torcendo para a chuva parar. A chuva não parou um segundo. Cortamos os sacos de lixo para usá-los como capa de chuva e saímos do carro uns 10 minutos antes do horário dos nossos ingressos. Bastou 1 minuto fora do carro para estarmos com o pé encharcado, mas lá fomos nós em direção ao castelo.

Saint Michael’s Mount, é um castelo que fica em uma ilha. Existem duas formas de você chegar até o castelo, de barco, quando a maré está alta, ou a pé, quando a maré está baixa. Nós optamos por comprar os nossos tickets em um horário que dava para ir e voltar a pé tranquilamente. O site do castelo te dá todas as informações sobre a maré, então é super tranquilo. Eu recomendo ir a pé porque é bem legal ver o caminho que leva até o castelo aparecendo. Esse castelo começou a ser construído em 1135. O local é a casa da família St. Aubyn desde meados de 1600, e desde 1954 é administrado pelo National Trust.

Assim que a gente entrou na ilha, fomos direto para um cafézinho que tinha ali comer e se esquentar um pouco. A nossa visita ao castelo durou em torno de umas 3h30 – 4h00 e não parou de chover em nenhum momento, a gente estava completamente molhado, mesmo com o saco de lixo e guarda chuva.

Saímos do castelo e fomos para o carro, usamos umas toalhas que tínhamos no porta malas para ir para a praia (😂) para proteger os bancos e seguimos viagem para o nosso próximo ponto que foi o Lizard Point, que é o ponto mais ao sul da ilha principal do Reino Unido. Ao chegarmos lá, parou de chover, mas nós ficamos ali muito pouquinho porque ninguém aguentava mais.

Saindo do Lizard Point nós decidimos pegar a estrada de volta para o hotel, mas ficamos de olho em pubs no caminho para a gente poder comer. Estávamos com vontade de um Fish & Chips. A gente parou em uma cidadezinha e fomos em 2 pubs, mas nenhum deles estava servindo comida. Fomos até Helston, uma outra cidadezinha no caminho. Paramos em um pub que também não estava servindo comida, porém que indicou outros dois lugares ali na cidade onde a gente poderia comer. Um deles era o Helston Meadery, e nós somos eternamente gratos por essa indicação. Ali nós comemos o melhor Fish & Chips das nossas vidas. E de barriguinha cheia, nós fomos para o hotel.

Helston Meadery

Depois desse dia, eu queria deixar umas dicas para vocês: Sempre tenham um rolo de saco de lixo com vocês… 😂Brincadeira, mas nem tanto. Falando sério agora, a gente percebeu que tudo fechava MUITO cedo ali na região, incluindo restaurantes e pubs. Os lugares que ficavam abertos até mais tarde muitas vezes não serviam comida, isso é algo para ficar atento. E a última coisa é que se você tiver a oportunidade de ir até o Helston Meadery comer um Fish & Chips, só vai!

No terceiro dia de viagem e aniversário do Lucas, nós começamos o nosso passeio indo até o Tintagel Castle, a nossa atração paga do dia. O castelo foi construído no século 13, e abandonado no século 17. O local é famoso por ser associado à lenda do Rei Arthur. O lugar é incrível, acho que foi a maior área de ruínas que nós já visitamos. Além disso, tem uma vista maravilhosa. Nós ficamos ali por umas 3h-4h e curtimos muito! É bom ficar atento porque no local de visitação não possui banheiro e nem lugar para comer, então é bom se preparar.

De lá, nós fomos até St. Agnes Head para observar a vista. Uma coisa bem legal que vimos foi várias pessoas chegando ali para fazer piquenique ou ler um livro e relaxar. Algumas pessoas chegaram com suas cadeirinhas e outras com uma canga mesmo. Pareceu um bom programa!

St. Agnes Head

Como nós estávamos querendo conhecer a região, seguimos viagem para a Gwithian beach.

Gwithian beach

Demos uma voltinha pela praia e logo já fomos até Truro. Nós ficamos bem pouco na cidade de Truro, no momento que chegamos tudo já estava fechado por conta do horário. Demos uma voltinha pelo centro e passamos pela Truro Cathedral, uma catedral enorme e linda!

Truro

Na volta, nós optamos por terminar nossa noite no Wetherspoon de Camborne com direito a comidinha gostosa, bebidas e até um parabéns para o Lucas com brownie patrocinado pelos nossos amigos! 🧡

O último dia foi mais curto com relação aos passeios porque nós voltamos direto para Londres, e como eu já comentei, a viagem é um pouco longa. Nós saímos de Camborne e fomos direto para Falmouth, onde visitamos o Pendennis Castle. De todos os castelos que visitamos durante a viagem esse era o menorzinho, mas com uma história incrível também.

Pendennis Castle

O castelo foi construído entre 1539 e 1545 e, no século 16, servia como um forte de armas. Algumas defesas foram adicionadas por volta de 1590 e atualizadas durante a Segunda Guerra Mundial quando os canhões entraram em ação novamente. O castelo teve um papel importante nas duas Guerras Mundiais, tanto como defesa, quanto como base de treinamento.

Ficamos por ali por volta de umas 2h e depois fomos até o centrinho de Falmouth para almoçar. Paramos no Harbour Lights Fish & Chips porque vimos recomendação em um blog. O local é realmente muito bom e tem uma vista maravilhosa, porém o Fish & Chips definitivamente não ganha do Helston Meadery.

Harbour Lights Fish & Chips

Depois do almoço, demos uma voltinha bem rápida no centro e paramos para um sorvetinho. A cidade de Falmouth é muito fofinha, queremos muito voltar para poder curtir um pouquinho mais. E, então, finalmente pegamos a estrada de volta para casa.

Aqui vão ficar os mapas com todos os pontos que fomos em cada dia para facilitar para vocês.

Dia 1:

Caminho percorrido no dia 1

  • Gurnard’s Head
  • Botallack Mine
  • Land’s End
    • Almoço: Cornish Pasty 😊
  • The Minack Theatre
  • Porthcurno Beach
  • Jantar: Wetherspoon (Camborne)

Dia 2:

Caminho percorrido no dia 2

  • Mousehole
  • Saint Michael’s Mount
    • Almoço: Cafézinho do castelo
  • Lizard Point
  • Jantar: Helston Meadery

Dia 3:

Caminho percorrido no dia 3

  • Tintagel Castle
    • Almoço: Cornish Bakery (Tintagel)
  • St. Agnes Head
  • Gwithian Beach
  • Truro
  • Jantar: Wetherspoon (Camborne)

Dia 4:

Caminho percorrido no dia 4

  • Pendennis Castle
  • Falmouth
    • Almoço: Harbour Lights Fish & Chips

Ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que nós respondemos vocês.

Não esquece que tem vídeos no YouTube da viagem também 😊

2 thoughts on “O que fazer em Cornwall em 4 dias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *