Criei esse blog com o intuito de dividir um pouco da minha experiência antes e durante a minha estadia na cidade do Porto, em Portugal, com as pessoas que gosto e com pessoas que possam se interessar em fazer intercâmbio nessa cidade.
Pra começar, a bolsa que eu ganhei chama-se “Bolsa de Mérito Acadêmico” – Edital 467, com início em Setembro de 2015 e término em Fevereiro de 2016 e ela é financiada pela própria USP, além dessa, existem outras bolsas da USP, bolsas financiadas pelo Santander, Ciência sem Fronteiras, e etc. Para quem estuda na USP e gostaria de fazer um intercâmbio, clicando aqui, você tem acesso a todos os editais lançados ultimamente e então, pode entrar em contato com seu instituto para saber como se inscrever naquele que for interessante.
Eu sempre tive muito claro para mim que viajaria pelo Ciência sem Fronteiras, mesmo sabendo das outras inúmeras bolsas que a minha universidade oferece. Porém, dia 16/04, em torno de sete meses depois de uma tentativa frustrada de me inscrever no programa, eu abri meu e-mail da USP e vi o seguinte e-mail, com um aviso dizendo “Lembrando que as inscrições terminam amanhã!”:
Ao ler o edital, percebi que cumpria todos os requisitos e, mesmo sem acreditar muito, me inscrevi. Esperei, ansiosamente, até o dia 24/04, e então, abro meu e-mail institucional e tenho a seguinte surpresa:
SIM! Eu realmente tinha sido aceita! Agora só faltava escolher a universidade que eu iria!!! – Uma das coisas que eu achei super legal e diferente nessa bolsa é que eu poderia escolher qualquer universidade que eu quisesse, desde que ela tivesse convênio com a USP. Doce ilusão…
Então comecei a entrar em contato com MUITAS universidades nos EUA, pois era pra lá que eu gostaria de ir. Mas, pra me desanimar, muitas coisas começaram a dar errado: Primeiro que as universidades nos EUA geralmente exigem que você pague a mensalidade, e a minha bolsa não iria cobrir isso e segundo que as vagas para intercambistas da USP nos EUA haviam acabado. Eu já estava quase desistindo do intercâmbio quando, dia 22/05, resolvi perguntar para o escritório de relações internacionais do meu instituto se eu poderia participar desse programa, e quando voltasse participar do Ciência sem Fronteiras também, e a resposta foi positiva!!! Tá, mas por que a Universidade do Porto? Sinceramente, porque era a mais fácil de conseguir vaga, devido à relação da mesma com a USP e eu já não tinha mais tanto tempo pra escolher. Descobri então, que as inscrições iriam até dia 31/05 e eu precisava preencher um formulário gigantesco e mandar pra USP assinar, o que poderia demorar um pouco, então no mesmo dia comecei a preencher e dia 29/05 estava fazendo o upload do formulário no sistema da UP.
Logo após toda essa correria da inscrição, comecei a procurar grupos no facebook (https://www.facebook.com/groups/brasup/ – O melhor grupo que encontrei) e conversar com pessoas conhecidas que já haviam estado lá. E o que eu mais ouvi foi: “Você vai amar ir pro Porto”, “O Porto é maravilhoso”. Quanto mais eu falava com as pessoas, mais animada eu ficava. Percebi, então, que as coisas às vezes não acontecem do jeito que a gente espera, mas elas podem acontecem de uma maneira MUITO melhor! 🙂